quinta-feira, 10 de julho de 2008

Os Primeiros Pioneiros dos Librelatos





Na primeira viagem de imigrantes da Itália para o Brasil, veio Eugênio Libralato para conhecer o Território brasileiro, chegou aqui em 1877 com sua esposa Orsolina Della Vedova. Chegando em São Paulo foi encaminhado para a cidade de Pedra Grande-SC, e lá se instalou. Escreveu aos seus irmãos na Itália solicitando a presença, pois aqui tinha muitas terras e o país era pacífico, já que naquela época a Itália estava passando pelo processo de Unificação. Assim sendo , numa seguinte viagem de vinda de imigrantes desembarcaram no Brasil Arcangelo Libralato e Sperandio Libralato.

Segundo informações da família de José Librelato que viveu na casa de Sperandio Libralato até a sua morte, esse serviu no exército por 8 anos e então só veio casar com 30 anos. Arcangelo Libralatto não chegou a casar, faleceu solteiro, pois num dos serviços de abrir a mata foi picado por uma cobra. Já Sperandio Libralato veio casado da Itália com Gioconda Venturini. Esse veio com dois filhos Natalio Libralato com dois anos e dois meses e Albino Libralato saiu da Itália com dois meses e chegou ao Brasil com 5 meses. Já que o deslocamente de Mantova para o Brasil levou três meses.




27 comentários:

Unknown disse...

Olá meu nome é Tamara Bória Librealto, e meu avô se chamava Artur Librelato, e eu não cheguei a conhecê-lo. Gostaria de sabe se há algum parentesco. Obrigada! O nome de minha avó, era Ana Sallum, mas também não cheguei a conhecê-la. Meu e.mail é tamslib@hotmail.com

familia librelato disse...

Olá Tamara, o Artur librelato é irmão de meu pai, Raulino Librelato. Seu avô nasceu em Pedras grandes SC e somos todos descendentes de Sperândio e Gioconda Venturine Librelato (que são teus tatarovós). Seu pai é meu primo irmão e seu avô é meu tio. Gostaria de saber notícias de vocês.

Um beijo,

Rafael Librelato
Içara - SC
048 3432 3861

familia librelato disse...

Foi um prazer achar seu comentário.

Rafael Librelato

Anônimo disse...

Boa Tarde, sou descendente (bisneto) de Joaquim Bonetti e de Libera Itália Librelato, filha de Sperandio Librelato. Gostaria de saber se há mais informações sobre eles?

Muito Grato!

Lucas Saggin Bonetti

PuNx 4 EvEr disse...

Olá, Meu nome é Roberta Liberato, sou neta de Nathálio, filho de Sperandio e Gioconda.
Meu avô precisou alterar o sobrenome para Liberato, devido à perseguição aos italianos durante a segunda guerra e até o momento minhas pesquisas eram sempre frustradas devido à isso!
Gostaria muito de saber se existem documentos dos meus bisavós Sperandio e Gioconda e são anos na busca e finalmente estou muito feliz de conhecer um pouco da história da família do meu pai em sua memória.
Se puderem enviar alguma cópia de documentos ou puderem me ajudar, agradeço muito!
Meu e-mail é beta.arte2010@gmail.com
Antecipadamente agradeço a atenção!

Unknown disse...

Roberta, eu tenho a certidão de batismo do nosso antenato Sperandio, entre em contato que eu passo.
fliberato@hotmail.com

Rosane Paredes disse...

Olá,Gelo Artico!Desculpe, mas não sei seu nome... Sou Rosane A. Liberatto Paredes. Acabei de postar um comentário no blog da Família Librelato justamente pedindo maiores informações sobre a nossa família que, segundo sei é a mesma que os Librelato. Sou prima-irmã da Roberta (Beta) Liberato (o pai dela era Roberto Liberato e era irmão de minha mãe, Da. Neusa Liberatto) a quem você respondeu acima dizendo que tem a certidão de batimo do nosso bisavô... Fico emocionada de pensar que poderei comprovar nossas origens de forma mais concreta. Tenho uma árvore genealógica no site My Heritage, além de uma página pessoal no facebook. Vou te escrever nesse email acima, ok? Obrigada!

Rosane Paredes disse...

Olá, Lucas! Sou neta de Nathálio Liberatto, filho de Sperandio e Gioconda. O sobrenome está diferente por uma razão que não sei ao certo. Um ponto que me chamou a atenção no teu relato foi o nome da tua bisavó (irmã do meu avô), pois Líbero era o nome do primogênito do meu avô. Imagino que foi uma homenagem à irmã dele, Libera. Detalhes como esse fazem com que percebamos um pouquinho dos sentimentos que eles vivenciaram e que nós só podemos imaginá-los, não é mesmo? Um grande abraço! Att, Rosane Aparecida Liberatto Paredes.

Rosane Paredes disse...

Olá, Rafael! Como vai? Li a sua resposta à Tamara e gostaria muito de poder receber dados sobre a família, pois sou bisneta de Sperandio e Gioconda. Um dos filhos deles era o meu avô (tenho uma árvore genealógica no site My Heritage, acessa lá) e se chamava Nathálio Liberatto (mas, sabíamos que o sobrenome era Librelato). Segundo o que li acima no blog da família Librelato escrito pela Maria Salete meu avô veio junto com seus pais e seu irmãozinho, Albino. Lá ela escreve que ele já tinha 2 anos e o irmãozinho 5 meses. No entanto, um primo me enviou recentemente a foto do documento que atesta que Sperandio e Gioconda chegaram Da Itália pelo Rio de Janeiro no navio a vapor Pampa e somente com um filho, Albino. Não consta o nome de meu avô, Nathálio. Então, infelizmente, o relato dela está equivocado ou o meu avô chegou com outras pessoas? Preciso muito saber detalhes disso porque estou fazendo a cidadania italiana e não tenho documentos de casamento e óbito dos meus bisavós, Sperandio e Gioconda somente as dos meus avós. Rafael, você poderia me informar algo? Sem esses documentos não há como dar início na papelada. Tenho uma página no facebook que consta uma porção de primos Liberatto, me adiciona se puder, ok? Meu nome é Rosane Aparecida Liberatto Paredes. Um grande abraço e felicidades! Até mais!

joana disse...

Oiii sou bisneta de Albino Librelato gostaria de saber de qual cidade Itália ele nasceu??

joana disse...

Oiii sou bisneta de Albino Librelato gostaria de saber de qual cidade Itália ele nasceu??

Unknown disse...

Olá pessoal sou trineta do Esperandio Libralato, tenho a certidão de nascimento, casamento e obito, quem quiser e só me add no facebook (Si Rabello)

Unknown disse...

Olá, estou procurando mais informações sobre Eugenio Liberato (Librelato/Libralato). Se alguém souber de algo e puder compartilhar, agradeço!
Por exemplo, no texto inicial fala dá chegada dele por São Paulo, saberiam me dizer a fonte dá informação ou outros detalhes?
Diz também que ele veio com sua esposa, já teria vindo casado?
Encontrei i formações de batismo de sua filha Maria Luigia e filho Albino. Também do casamento dá filha Giuseppina, mas não consegui achar nada do filho Humberto, que teria nascido em 1886.
Encontrei ainda um registro de casamento de Eugênio em 1884.

Mas não consigo encontrar nada sobre seu nascimento/morte, nem de Orsola.
Alexandre Liberato.

Unknown disse...

Estou tentando formar a árvore genealógica da minha família:
Acredito que são descendentes de Sperandio Librelato e Gioconda Venturini também, que viriam a ser meus tataravos. Meu trisavôs seriam Archângelo Libralato e Carmelita Zappellini, bisavôs Alberto (Berto) Zappellini Librelato e Carolina Carboni Librelato, avôs José Luiz Côrrea e Maurina Librelato da Silva.
Somos de Orleans/SC.

Rosane Paredes disse...

Olá, Alexandre! Como vai? Sou bisneta de Sperandio e Gioconda e pra conhecer mais sobre nossas origens, reencontrar parentes e conhecer outros primos mais fiz no Facebook o Grupo da Primarada da família Liberatto/Libralato.
Acessa lá e pede informações que vão chover primos querendo ajudá-lo.
Um grande abraço!
Rosane Aparecida Liberatto Paredes.

Rosane Paredes disse...

Oi, Ítalo! Teu trisavô era irmão do meu avô, Natálio Liberatto.
Tenho duas árvores genealógicas nos sites familysearch.org e myheritage.com.
Mas, entra no Facebook e procura o Grupo da Primarada da família Liberatto/Libralato que a nossa primarada vai te ajudar como me ajudaram também.
Um grande abraço e boa sorte!

Rosane Paredes disse...

Oi, Joana!
Sou neta do irmão caçula do teu bisavô.
Entra no Facebook e procura o Grupo da Primarada da família Liberatto/Libralato que vai conseguir muitas informações, pois lá temos primos descendentes de Albino.
Um grande abraço e até mais!
Rosane Aparecida Liberatto Paredes.

Alex Sem Rumo disse...

Olá... Sou casado com uma bisneta de José Librelato, e moramos aqui em Cascavel no Paraná.Gostriamos de conhecer a história da família Librelato. Sou Alex e minha esposa é Aline neta de Mário Librelato. Abraços. Nosso telefone: (45)999449822.

Alex Sem Rumo disse...

Aqui temos a presença viva de Mário Librelato. Filho de José Librelato e segundo ele seus tios eram Natalio, Aracangelo,Albino Librelato.

Dj Cleo disse...

Ola, bom dia a todos, sou Liberato, moro no ceara, gostaria de saber se os antepassados citados acima, poderia ser meus tambem?

Att. Cleonilson Liberato Ximenes

william1225 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
william1225 disse...

buona giornata Mi chiamo William. Qualcuno per caso sa se i parenti rimasti a San Paolo sono emigrati di nuovo e questa volta in Colombia? mia nonna si chiamava Carmen Julia Liberato e mia madre si chiama Maria Liberato. Resto attento grazie mille

Carolina Carvalho disse...

Olá
Sou Carolina Carvalho, bisneta de Albina Librelatto, filha de Albino Libralato.
Muito legal a construção desse blog, obrigada a compilação de informações. Caso alguém sabe mais sobre minha biza Albina e seu companheiro José Carvalho podem entrar em contato pelo email profymyracarolina@gmail.com ou pelo whats 19 9 8256 3698

Douglas Pena disse...

Meu nome é Douglas, Tataraneto de Salomone Cazzaro e Judith Librelato( Filha de Eugenio Librelato e Angela Vardo), imigrantes que se estabeleceram em colatina-ES. Gostaria de alguma informação documento de Eugenio Librelato e Judith Librelato. Meu e-mail é Douglaspenadasilva@gmail.com

Natalia disse...

Boa tarde meus antepassados são Sperandio e Gioconda Librelato estou a procura das certidões para possibilidade de fazer minha cidadania italiana se alguém puder ajudar agradeço muito.

Pryscylla Cassaro disse...

Boa Noite, sou tataraneta de Salomone Cazzaro e Giudith Librelato, e procuro informações sobre meu Bisavo João Cassaro. Se alguem puder me ajudar por favor entre em contato pelo email:pryscyllacassaromuniz@gmail.com
Obrigada!

Rosane Paredes disse...

Olá, gente linda!!! Adoro vir nesse blog, aliás, foi aqui que encontrei outros primos distantes - mas, queridíssimos - da minha famíla de sangue italiano. Se quiserem outras informações - inclusive com fotos, documentos, relatos, etc. - encontrarão no Facebook no grupo Primarada da família Liberatto/Librelato/Libralato. Acessem o grupo e solicitem a participação, pois é privado. E é privado para preservarmos somente assuntos que tenham a ver com os descendentes da família Libralato (que é o sobrenome original na Itália - depois foi sendo escrito de outras maneiras parecidas - inclusive, eu sou Liberatto, viram só? Hehehe!). Lá no grupo encontrarão mais de trezentas pessoas que adoram ajudar uns aos outros para localizar o que precisarem.